Prof. Dr. Camilo Xavier

A interação da Ortopedia com a Bioengenharia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto teve sua origem em meados de 1977, durante a realização de um curso de Cirurgia Reconstrutora do Quadril, de responsabilidade do Prof. Dr. Camilo A. M. Xavier, no qual o Prof. Dr. José B. P. Paulin foi colaborador. Na época havia o Laboratório de Eletrônica, criado em 1960, sob os auspícios da Fundação Rockfeller, incluído em um de seus auxílios institucionais à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

 

Prof. Dr. Zeferino Vaz

O Prof. Dr. Zeferino Vaz, então diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, procurou ampliar os objetivos desse laboratório estimulando, também, o desenvolvimento de novos equipamentos e a participação no ensino, com disciplinas ligadas à área de instrumentação. Foi criada a disciplina de Física instrumental, ministrada aos alunos do primeiro ano do Curso Médico e de Ciências Biológicas. Esta disciplina e a de Matemática Aplicada à Biologia, foram as primeiras a modificar o currículo médico no Brasil. Nada ainda havia sido feito com estes objetivos, dentro dos cursos de graduação médica, e esta experiência marcou o pioneirismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

 

Prof. Dr. José Paulin

A partir do Laboratório de Eletrônica houve a criação do Laboratório de Bioengenharia que abriu perspectivas inéditas para o desenvolvimento de investigações e de projetos neste ramo do conhecimento. Os idealizadores foram os Professores José Paulo Marcondes de Souza, Camilo André Mércio Xavier e José Baptista Portugal Paulin, este responsável e coordenador do Laboratório de Eletrônica e, ulteriormente, do Laboratório de Bioengenharia.